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NORMAS E INSTRUÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA

 

ESTAS INSTRUÇÕES DESTINAM-SE A AJUDAR VOCÊ EM SEU TRABALHO QUANDO EMBARCADO EM INSTALAÇÕES MARÍTIMAS DE MANUTENÇÃO, PERFURAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO. É POSSÍVEL QUE HAJA ALGUMA PEQUENA DIFERENÇA ENTRE PROCEDIMENTOS DEVIDO A CONFIGURAÇÃO DA EMBARCAÇÃO, E A SUA ATRIBUIÇÃO E POSTO NA EMBARCAÇÃO, MAS A REGRA GERAL BÁSICA É A MESMA, E TODOS DEVEMOS TER CIÊNCIA DAS MESMAS

VOCÊ DEVE ESTAR ATENTO PARA SUA SAÚDE E BEM ESTAR DURANTE O TEMPO EM QUE ESTIVER EMBARCADO, EVITANDO ACIDENTES QUE CAUSEM PERDA DE TEMPO, JÁ QUE DELES SÓ RESULTAM SOFRIMENTOS E PRIVAÇÕES PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA E TAMBÉM SEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO.

ESTAS INSTRUÇÕES TÊM POR FINALIDADE PROTEGER A VOCÊ MESMOS DEVEM SER RIGOROSAMENTE OBSERVADAS A BEM DE SUA PRÓPRIA SEGURANÇA E DA SEGURANÇA DA EMBARCAÇÃO.

QUANDO HOUVER DÚVIDA EM RELAÇÃO A ESTAS NORMAS E INSTRUÇÕES, NÃO HESITE EM PROCURAR SEU SUPERVISOR, PARA IMEDIATO ESCLARECIMENTO.

TODAS AS NORMAS E INSTRUÇÕES RELATIVAS A SEGURANÇA DEVERÃO SER OBSERVADAS SEM RESTRIÇÕES, QUER CONSTEM DO PRESENTE TEXTO QUER ESTEJAM AFIXADAS OU TENHAM CHEGADO AO SE CONHECIMENTO POR OUTROS MEIOS.

AS NOTAS QUE SEGUEM SÃO DESTINADAS A AJUDAR NOVOS COLEGAS, TRIPULANTES OU VISITANTES A CONHECEREM MELHOR OS SERVIÇOS QUE  SÃO EXECUTADOS NAS EMBARCAÇÕES.

SÃO APENAS UMA DESCRIÇÃO GERAL E PODEM, OCASIONALMENTE, VARIAR OU SEREM APRIMORADOS COM O CONSENSO DE TODOS OS PARTICIPANTES.

AS UNIDADES MARÍTIMAS SÃO CONSTITUÍDAS DE UNIDADES DE PERFURAÇÃO, PRODUÇÃO, CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS MARÍTIMOS.

AO CHEGAR NA EMBARCAÇÃO VOCÊ É RECEBIDO POR UM FUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL POR ESTE SERVIÇO, QUE ESTÁ CAPACITADO APRESENTAR AS SUAS ACOMODAÇÕES E AS INSTALAÇÕES DA EMBARCAÇÃO.FORNECENDO A VOCÊ ALGUM TIPO DE IDENTIFICAÇÃO PARA FACILITAR A CONTAGEM DE PESSOAL NOS MOMENTOS DE REUNIÃO EM  EMERGÊNCIA OU CONTROLE DE QUEM ESTÁ EMBARCADO OU DESEMBARCADO.

VOCÊ DEVE APRENDER A SE LOCALIZAR NA EMBARCAÇÃO PARA O CASO DE INCÊNDIO , ALARME DE ABANDONO E EM ALGUMAS SITUAÇÕES PARTICULARES A CADA TIPO DE SERVIÇO QUE ESTIVER SENDO EXECUTADO (PERDA DE POSICIONAMENTO , ALARME DE GÁS OU VAZAMENTOS DE PRODUTOS QUÍMICOS , TRABALHOS COM MATERIAL RADIOATIVO , EXPLOSIVOS , ETC..)

BARCOS SALVA-VIDAS A BORDO

EXISTEM A BORDO, VÁRIOS BARCOS SALVA-VIDAS,(BALEEIRAS, CÁPSULAS INFLÁVEIS , BARCO DE RESGATE NO MAR, BALEEIRA HIPERBÁRICA PARA ABANDONO DE EMBARCAÇÃO COM MERGULHADORES SATURADOS , ETC..)

BALEEIRAS

AS BALEEIRAS SÃO BARCOS PARA ACOMODAR APROXIMADAMENTE 50 PESSOAS, SÃO MOVIDAS POR UM MOTOR A DIESEL . NO CASO DE VOCÊ PRECISAR UTILIZAR UMA DESTAS , É DE IMENSA IMPORTÂNCIA QUE VOCÊ ESTEJA PRESO AO ASSENTO COM CINTOS DE SEGURANÇA, O MOTIVO PARA ISTO É QUE SE O BARCO VIRAR DENTRO D´ÁGUA E TODAS AS PESSOAS ESTIVEREM PRESA AO ASSENTO COM OS CINTOS DE SEGURANÇA , O PRÓPRIO BARCO VOLTARÁ A POSIÇÃO NORMAL.

CÁPSULAS INFLÁVEIS

SÃO BALSAS INFLÁVEIS POR SISTEMA DE "GARRAFAS" DE GÁS E SÃO LANÇADOS AO MAR MANUALMENTE OU LIBERADOS  AUTOMATICAMENTE NO CASO DE AFUNDAMENTO SÚBITO DA EMBARCAÇÃO PRINCIPAL , PROVENDO ASSIM MAIS UMA OPÇÃO PARA SALVAMENTO DE PESSOAS QUE ESTEJAM A DERIVA NO MAR.

BARCO DE RESGATE NO MAR

É UM BARCO RÁPIDO QUE É LANÇADO PARA RESGATE DE PESSOAS QUE ACIDENTALMENTE CAÍRAM NO MAR OU EXECUTAR ALGUM TIPO DE SERVIÇO LIGADO A SEGURANÇA .

BALEEIRA HIPERBÁRICA

É UMA BALEEIRA DE ABANDONO  EQUIPADA COM CÂMERA HIPERBÁRICA E EQUIPAMENTOS APROPRIADOS PARA SUPORTE DE VIDA UTILIZADAS EM EMBARCAÇÕES QUE POSSUAM SISTEMAS DE MERGULHO SATURADO, QUE É UTILIZADO PARA SERVIÇOS COM MERGULHADOR EM PROFUNDIDADES QUE EXIJAM USO DE MISTURA GASOSA, PARA A RESPIRAÇÃO DO MERGULHADOR SEM CAUSAR DANOS A SUA SAÚDE.

SINAIS DE EMERGÊNCIA

1. O SOAR LONGO E CONTÍNUO DO SISTEMA DE ALARME CENTRAL SIGNIFICA "ABANDONAR A EMBARCAÇÃO" , SIGA IMEDIATAMENTE PARA O SEU POSTO DE EMERGÊNCIA , USANDO UM COLETE SALVA-VIDAS .

2. SEIS TOQUES BREVES E UM LONGO NO SISTEMA DE ALARME.È UM SINAL QUE CORRESPONDE A INCÊNDIO OU BLOW-OUT OU OUTRO TIPO DE EMERGÊNCIA. AO OUVIR ESTE ALARME , SIGA PARA O SEU POSTO DE EMERGÊNCIA , PERMANECENDO ATÉ QUE SEJA LIBERADO , OU ATÉ QUE UM ELEMENTO CATEGORIZADO DA TRIPULAÇÃO LHE DÊ OUTRAS INSTRUÇÕES . EM CASO DE INCÊNDIO , NÃO É NECESSÁRIO QUE UMA MULTIDÃO DE PESSOAS SE ACUMULE NO  LOCAL DO FOGO. MAS É NECESSÁRIO, CASO PRECISEMOS DE REFORÇOS , SABERMOS ONDE CHAMÁ-LAS PARA PRESTAR AUXILIO E ASSISTÊNCIA, E FICA TAMBÉM MAIS FÁCIL DESCOBRIR A IDENTIDADE DE HOMENS DOS QUAIS NÃO SE TEM NOTICIAS APÓS UM INCÊNDIO.

3. HOMEM AO MAR . ESTE TIPO DE EMERGÊNCIA É MUITO SÉRIA, POIS UMA VIDA HUMANA PODE DEPENDER DE AÇÃO IMEDIATA .PRIMEIRO DÊ O ALARME , GRITANDO : "HOMEM AO MAR EM (INFORME A LOCALIZAÇÃO) SE VOCÊ ESTIVER PERTO DE UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO (P.A .) USE-O SEM PERDER O HOMEM DE VISTA . ATIRE-LHE UMA BÓIA SALVA-VIDAS COM CABO GUIA  SE A TIVER , CASO NÃO HAJA , JOGUE QUALQUER COISA QUE FLUTUE , COMO ESTRADOS DE MADEIRA , ETC..

PROCURE NÃO PERDER O HOMEM DE VISTA EM MOMENTO ALGUM.

SÃO REALIZADOS PERIÓDICA E REGULARMENTE , EXERCÍCIOS DESTINADOS A FAMILIARIZAR VOCÊ  COM O PROCEDIMENTO CORRETO NUMA EMERGÊNCIA .

O SINAL QUE DÁ O EXERCÍCIO COMO TERMINADO É TRÊS TOQUES BREVES NO SISTEMA DE ALARME

 OBS.: OS  COLETES SALVA VIDAS , DEPENDENDO DA EMBARCAÇÃO, FICAM EM TODAS AS CABINES EM QUANTIDADE SUFICIENTE TANTOS QUANTOS FOREM OS OCUPANTES DA CABINE , EM ALGUMAS EMBARCAÇÕES EXISTEM TAMBÉM EM CAIXAS OU ARMÁRIOS PRÓPRIOS PRÓXIMOS AOS PONTOS DE ENCONTRO E DENTRO DAS BALEEIRAS.

 

" BLOW-OUT"

(EMBARCAÇÃO DE PERFURAÇÃO, NAVIO SONDA OU PLATAFORMA)

NA SECÇÃO ALARMES VOCÊ VIU A MENÇÃO DA PALAVRA "BLOW-OUT". TRATA-SE DE UM POÇO DO QUAL SE PERDEU O CONTROLE , OU SEJA, UM POÇO NO QUAL A PRESSÃO , SOB A FORMA DE GASES, SUBIU A UM PONTO EM QUE O FLUIDO DE PERFURAÇÃO EXISTENTE NO POÇO NÃO PODE MAIS CONTER A PRESSÃO DO FURO, E O POÇO EXPLODE. SE ISTO ACONTECESSE , O CUSTO EM VIDAS HUMANAS E DA PRÓPRIA EMBARCAÇÃO SERIA CATASTRÓFICO. OS SONDADORES E OS SUPERINTENDENTES QUE TRABALHAM PLATAFORMA SÃO TODOS TREINADOS PARA RECONHECER O PRIMEIRO SINAL DE UM "BLOW-OUT" E TOMAR AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA EVITAR QUE SE PERCA O CONTROLE DO POÇO. EMBORA VOCÊ NÃO TENHA QUE PARTICIPAR DO TRABALHO NO PISO DA PLATAFORMA , VALE A PENA UMA REFERÊNCIA AO PROCEDIMENTO CORRETO PARA CONTROLAR UM "BLOW-OUT" . O PRIMEIRO SINAL DE "BLOW-OUT" QUE O SONDADOR PERCEBE É O QUE SE CHAMA UM "KICK" , OU SEJA , UM RETROCESSO. A FIM DE QUE SEJA POSSÍVEL LUTAR DEVIDAMENTE CONTRA ISSO, DEVERÃO SER SEGUIDAS AS SEGUINTES REGRAS .

ELAS PODERÃO SER-LHE ÚTEIS COMO INFORMAÇÃO PARA FUTURA REFERÊNCIA SE VOCÊ TIVER FUNÇÕES  NA PARTE DA PLATAFORMA ONDE SE PROCESSA A PERFURAÇÃO.

DISPOSIÇÃO DA TRIPULAÇÃO PARA O CASO DE "KICK" DE UM POÇO.

1.    O SONDADOR E UM PLATAFORMISTA NO PISO DA SONDA. O SONDADOR MANTÉM OS REGISTROS DA PRESSÃO.

2.    O AJUDANTE DO SONDADOR E O TORRISTA VÃO PARA A CASA DE BOMBAS.

3.    DOIS PLATAFORMISTAS E O ENGENHEIRO SUBMARINO AJUDAM O SUPERINTENDENTE DA EMBARCAÇÃO NA TUBULAÇÃO DE CONTRAPRESSÃO.

4.    O PLATAFORMISTA E OPERADOR DO GUINDASTE APRESENTAM-SE AO AJUDANTE DO SONDADOR.

5.    O RADIO OPERADOR INFORMA O BARCO DE APOIO DE EMERGÊNCIA SOBRE O PERIGO EM POTENCIAL.

6.    O SONDADOR APRESENTA-SE AO SUPERINTENDENTE DA EMBARCAÇÃO.

ATENÇÃO!!!

SE VOCÊ NÃO ESTÁ INCLUÍDO EM NENHUMA DESTAS FUNÇÕES MESMO ESTANDO DE FOLGA, NO CASO DE ALARME DE EMERGÊNCIA, PRESTE ATENÇÃO TIPO DE ALARME SONORO; GERALMENTE APÓS MESMO É DADO UM AVISO NO SISTEMA DE ALTO-FALANTES DA EMBARCAÇÃO; DIRIJA-SE AO LOCAL INDICADO DE MANEIRA SEGURA, ORDEIRA E RAPIDAMENTE, AO CHEGAR A ESTAÇÃO INDICADA NUNCA SE ESQUEÇA DE INFORMAR AO COORDENADOR DA ESTAÇÃO, QUE VOCÊ ESTÁ PRESENTE, PARA  EVITAR QUE APÓS A CONTAGEM SEJA DESIGNADA DESNECESSARIAMENTE UMA EQUIPE DE BUSCA PARA PROCURA-LO.

EQUIPAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO

VOCÊ ENCONTRARÁ NUMEROSAS BASES DE COMBATE A INCÊNDIO ESPALHADAS PELA EMBARCAÇÃO, OU SEJA, MANGUEIRAS PADRONIZADAS, EXTINTORES, ESTAÇÕES ESPECIAIS PARA COMBATE A INCÊNDIO EM LOCAIS E EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS, VESTIMENTAS E EQUIPAMENTO AUTÔNOMO PARA EQUIPE DE RESGATE EM LOCAIS INCENDIADOS.

ESTAS INSTRUÇÕES ORA APRESENTADAS NÃO SÃO COMPLETAS E DESTINAM-SE APENAS A SERVIR COMO GUIA MUITO ELEMENTAR E ILUSTRATIVO PARA O COMBATE A INCÊNDIOS.

1.    SAIBA ONDE ESTÁ LOCALIZADO TODO O EQUIPAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIOS NA EMBARCAÇÃO.

2.    PROCURE SABER QUAL O TIPO DE INCÊNDIO A FIM DE USAR CONTRA ELE O TIPO CERTO DE MATERIAL.

3.    TOME TODAS AS PRECAUÇÕES POSSÍVEIS PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS A TODO O TEMPO.

TIPOS EM USO A BORDO

MANGUEIRAS DE COMBATE A INCÊNDIO - ESTÃO CONTIDAS EM CAIXAS LOCALIZADAS EM VÁRIOS PONTOS DA EMBARCAÇÃO, NAS QUAIS ESTÁ CLARAMENTE INDICADO "BASE DE COMBATE A INCÊNDIOS" . AS MANGUEIRAS SÃO DO TIPO "FORRADAS"  E NÃO PRECISAM SER SECADAS DEPOIS DA UTILIZAÇÃO.

EXTINTORES DE INCÊNDIOS. HÁ DOIS TIPOS A BORDO.

QUÍMICOS. PARA INCÊNDIOS CLASSE A, B, C. DESTINAM-SE AO USO EM TODOS TIPOS DE INCÊNDIO.

BIÓXIDO DE CARBONO. SOMENTE PARA INCÊNDIOS CLASSE B E C, NÃO DEVEM SER USADOS EM INCÊNDIOS QUE ATINJAM MADEIRA, BORRACHA, PAPEL, PLÁSTICOS.

EQUIPAMENTO DO HELIPONTO. NO HELIPONTO HÁ UMA "CAIXA PARA ACIDENTES", CONTENDO MATERIAL PARA USO ESPECÍFICO NO CASO DE ACIDENTES COM AERONAVES, A SABER:

TRAJE REFRATÁRIO A PROVA DE FOGO.

MACHADO , CORTADORES DE FERROLHOS.

UNIDADE AUTÔNOMA DE RESPIRAÇÃO.(MASCARA E TANQUE DE AR RESPIRÁVEL)

GANCHOS  BARRAS PARA RESGATE.

EXTINTORES DE ESPUMA. ESTE TIPO DE EQUIPAMENTO ESTÁ INSTALADO NO HELIPONTO E É USADO NO CASO DE INCÊNDIO EM ALGUMA AERONAVE, COM BOM EFEITO SOBRE O COMBUSTÍVEL DE MOTORES A JATO COMUMENTE USADO EM HELICÓPTEROS USADOS PARA TRANSPORTE DE PESSOAS E CARGAS EM EMBARCAÇÕES OFF-SHORE.

COMO JÁ FOI DITO, ESTAS NOTAS SOBRE COMBATE A INCÊNDIOS SÃO APENAS INSTRUÇÕES BÁSICAS, DEVENDO VOCÊ FAZER TODO ESFORÇO POSSÍVEL PARA APRENDER TUDO O QUE PUDER SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS. EXERCÍCIOS REGULARES SÃO REALIZADOS A BORDO PARA QUE AS PESSOAS EMBARCADAS TENHAM NOÇÃO DE COMO PROCEDER EM CASO DE INCÊNDIO.

EXISTE SEMPRE EM CADA EMBARCAÇÃO A "BRIGADA" REGULAR TREINADA PARA CADA CASO ESPECÍFICO, SE VOCÊ NÃO PERTENCE A ESTA BRIGADA E/OU NÃO ESTÁ FAMILIARIZADO COM ESTE TIPO DE EQUIPAMENTO, DIRIJA-SE SEMPRE PARA A ESTAÇÃO DE EMERGÊNCIA (PONTO DE ENCONTRO) QUE LHE FOR DESIGNADA POR MAIS ESTRANHO  QUE POSSA PARECER "MUITO AJUDA QUEM NÃO ATRAPALHA"

NOÇÕES GERAIS SOBRE SEGURANÇA NO TRABALHO

A SUA SEGURANÇA SEMPRE É A MAIOR PREOCUPAÇÃO, TODAS A SEMANAS , APÓS O EXERCÍCIO DE INCÊNDIO E ABANDONO É FEITA A REUNIÃO SOBRE  SEGURANÇA, REALIZADAS EM LOCAL DETERMINADO PELOS COORDENADORES DOS EXERCÍCIOS.

ESSAS REUNIÕES SÃO DESTINADAS A PROMOVER E ESTIMULAR A SEGURANÇA A BORDO, SOB TODAS AS SUA FORMAS.

É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ TOME PARTE ATIVA NESSAS REUNIÕES E QUE APRESENTE NELAS QUAISQUER PROBLEMAS QUE POSSA TER.

1.    OS AVISOS DE "PROIBIDO FUMAR" DEVEM SER INVARIAVELMENTE OBSERVADOS, SOB PENA DE POR EM RISCO A SUA VIDA.

2.    CAPACETES, BOTAS, ÓCULOS DE SEGURANÇA E  VESTIMENTA ADEQUADA DEVEM SER INVARIAVELMENTE USADOS FORA DAS ACOMODAÇÕES CENTRAIS.

3.     NÃO SE DEVE ENTRAR NAS ACOMODAÇÕES CENTRAIS COM ROUPA DE TRABALHO, HÁ NO VESTIÁRIO LOCAIS APROPRIADOS PARA A GUARDA DAS ROUPAS DE TRABALHO. SALVO EM ALGUNS CASOS ESPECÍFICOS. O ENFERMEIRO LHE INDICARA UM ARMÁRIO PARA A GUARDA DESTAS ROUPAS QUANDO VOCÊ CHEGAR A EMBARCAÇÃO.

4.    QUANDO VOCÊ ESTIVER TRABALHANDO NO HELIPONTO DURANTE AS MUDANÇAS DE TRIPULAÇÃO OU OUTRO TRABALHO QUE ENVOLVA O POUSO E DECOLAGEM DE AERONAVES, É OBRIGATÓRIO O USA DA PRESILHA POR BAIXO DO QUEIXO (JUGULAR) PARA EVITAR QUE O SEU CAPACETE CAIA, O QUE PODE CAUSAR GRAVES DANOS A MECÂNICA DO HELICÓPTERO, GERANDO UM ACIDENTE DE MAIORES PROPORÇÕES.

QUANDO ESTIVER NO HELIPONTO, MANTENHA-SE AFASTADO DO ROTOR DE CAUDA, NUNCA PASSE POR BAIXO DO MESMO OU DA CAUDA DO HELICÓPTERO.

5.    NÃO SE APROXIME DO HELIPONTO ENQUANTO O PILOTO NÃO TIVER APAGADO AS LUZES DE NAVEGAÇÃO COMO SINAL DE QUE A APROXIMAÇÃO OFERECE SEGURANÇA. PROCURE APROXIMAR-SE DA AERONAVE PELA PARTE LATERAL-FRONTAL SEMPRE A VISTA DO PILOTO, SEGUINDO SEMPRE AS INSTRUÇÕES DO HELIDECKMAN DE COMO PROCEDER A ESTA APROXIMAÇÃO.

6.    ESCUTE SEMPRE AS COMUNICAÇÕES DO SISTEMA DE ALTO-FALANTES DA EMBARCAÇÃO, SE OUVIR DIZER QUE UM APARELHO ESTÁ "DESLIGANDO OS ROTORES" , MANTENHA-SE AFASTADO DO HELIPONTO ATÉ QUE OS ROTORES TENHAM PARADO, COM A MOVIMENTAÇÃO DA EMBARCAÇÃO ("BALANÇO DO MAR") O SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DO ROTOR PRINCIPAL PODE FAZER COM QUE AS "PÁS" CHEGUEM A MAIS OU MENOS 1,20Mts. DO CHÃO EM QUE A AERONAVE ESTÁ POUSADA.

7.    AS ORDENS DO COMANDANTE DE UM HELICÓPTERO EM VÔO DEVEM SER OBEDECIDAS. ISSO TAMBÉM SE APLICA EM CASO DE SUBSTITUIÇÃO DE TRIPULAÇÃO.

8.    POR FAVOR, NÃO USE ANÉIS DE ESPÉCIE ALGUMA NOS DEDOS ENQUANTO ESTIVER TRABALHANDO.

9.    QUANDO ESTIVER ESMERILHANDO OU USANDO CHAMA ABERTA , USE O EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA APROPRIADO .

10.    SE ESTIVER TRABALHANDO MUITO PRÓXIMO AO COSTADO DA EMBARCAÇÃO,SOBRE O MAR OU SOBRE O "MOON POOL" USE SEMPRE COLETES SALVA-VIDAS E/OU CINTO DE SEGURANÇA.

11.    NO CASO DE MOVIMENTAÇÃO DE BOTIJÕES DE OXIGÊNIO OU ACETILENO, CERTIFIQUE-SE DE QUE FORAM INSTALADOS OS PROTETORES-COBERTURA DA VÁLVULA.

12.    NO CURSO DE SEU TRABALHO, SE VOCÊ VIR ALGUMA COISA PREJUDICIAL A SEGURANÇA, OU PERIGOSA , PROCURE SANÁ-LA, OU LEVE O CASO IMEDIATAMENTE AO SEU SUPERVISOR. MANTENHA O LUGAR ONDE TRABALHA SEMPRE LIMPO E ARRUMADO, COLOCANDO NA CESTA APROPRIADA, PARA QUE DEPOIS LHE SEJA DADO DESTINO, QUALQUER REFUGO OU DETRITO. 

É PROIBIDO JOGAR QUALQUER COISA NO MAR.

13.    SE VOCÊ SOFRER UM ACIDENTE OU SE SENTIR INDISPOSTO,PROCURE IMEDIATAMENTE SOCORRO, NÃO ESPERE QUE UM PEQUENO INCIDENTE SE TRANSFORME NUMA COISA SÉRIA.

14.    GRANDE PARTE DO TRABALHO DA MANUTENÇÃO É FEITO COM O AUXILIO DE ESCADAS E ANDAIMES, TOME MUITO CUIDADO EM VERIFICAR QUE OS MESMOS ESTÃO SEGUROS ANTES DE TRABALHAR SOBRE OS MESMOS.

15.    NUNCA JOGUE FERRAMENTAS OU EQUIPAMENTOS DO ALTO, DESÇA COM ELES, OU FAÇA DESCER POR MEIO DE CABOS APROPRIADOS.

16.     ESTEJA SEMPRE ATENTO - CONCENTRE-SE NO SEU TRABALHO E NA MANEIRA CORRETA DE EXECUTÁ-LO. NÃO CORRA - OLHE POR ONDE E PARA ONDE ANDA.

17.    NÃO TENTE FAZER UM TRABALHO QUE POSSA PÔR VOCÊ OU OUTROS EM PERIGO. eNQUANTO NÃO TIVER RECEBIDO AS NECESSÁRIAS INSTRUÇÕES E TREINAMENTO SOBRE A MANEIRA E O MÉTODO DE FAZER ESTE TRABALHO COM SEGURANÇA.

18.    NÃO HÁ TRABALHO TÃO IMPORTANTE, NEM SERVIÇO TÃO URGENTE QUE NOS IMPEÇA DE GASTAR ALGUM TEMPO PARA FAZER ESSE TRABALHO COM SEGURANÇA.

19.    CADA PESSOA DEVE EXAMINAR O LUGAR ONDE VAI TRABALHAR QUANDO ENTRA EM SERVIÇO. OS POUCOS MINUTOS QUE LEVA PODERÃO EVITAR UM ACIDENTE - E ESTE ACIDENTE PODE SER COM VOCÊ.

20.     OS ACIDENTES NÃO OCORREM APENAS -  SÃO CAUSADOS!  NÃO SEJA A CAUSA DE UM ACIDENTE!

21.     COMUNIQUE TODOS OS ACIDENTES AO SUPERVISOR OU AO SUPERINTENDENTE D A EMBARCAÇÃO, POR MAIS LEVE QUE SEJA O ACIDENTE. CERTIFIQUE-SE DE QUE FOI APRESENTADA UMA NOTIFICAÇÃO DO ACIDENTE.

22.    ANTES DE AGIR - PENSE. NÃO CORRA RISCOS DESNECESSÁRIOS.

23. NÃO TENTE LUBRIFICAR COM ÓLEO OU GRAXA, OU REPARAR MÁQUINAS QUE ESTEJAM EM FUNCIONAMENTO OU EM MOVIMENTO.TENHA SEMPRE EQUIPAMENTO APROPRIADO PARA TAL.

24.     MANTENHA INVARIAVELMENTE AS GUARDAS PROTETORAS NOS SEUS DEVIDOS LUGARES. LEMBRE-SE DE QUE AS MAQUINAS COM GUARDAS NADA VALEM SE O OPERADOR NÃO ESTIVER TAMBÉM EM GUARDA.

25.     TODAS AS GUARDAS E TODOS OS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA E FERRAMENTAS DEVEM SER MANTIDOS EM BOA ORDEM DE FUNCIONAMENTO E CONSERVADOS NOS DEVIDOS LUGARES.

26.    EXAMINE TODAS AS MÁQUINAS, FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS PARA VERIFICAR SE APRESENTAM DEFEITOS E FAÇA OS REPAROS OU REPOSIÇÕES NECESSÁRIAS ANTES D E USÁ-LOS. EVITE FERRAMENTAS GASTAS OU DEFEITUOSAS.

27.    MANTENHA LIMPO OS PISOS, ESCADAS E ÁREAS E TRABALHO. NÃO DEIXE QUE GORDURA, LAMA, ÁGUA, GELO, OU OUTRAS SUBSTÂNCIAS PERMANEÇAM NOS PISOS, ESCADAS OU OUTRAS ÁREAS DE TRABALHO - CRIANDO O RISCO DE ESCORREGÕES OU TROPEÇÕES.

28.     CONSERVE TODOS OS GASES E ÓLEOS INFLAMÁVEIS NOS SEUS DEVIDOS RECIPIENTES NO SEU DEVIDO LUGAR .

29.    DEVEM SER USADOS CINTOS DE SEGURANÇA PARA SUBIR OU TRABALHAR NA TORRE. USE SEU DISPOSITIVO DE SUBIDA. NÃO DEVEM SER USADOS OS ELEVADORES PARA SUBIR NA TORRE.

30.    TODAS AS LUZES DEVEM SER MANTIDAS EM BOAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E COM OS PROTETORES A PROVA DE EXPLOSÃO. VERIFIQUE SE ESTÁ SENDO FORNECIDA LUZ SUFICIENTE PARA SUA ÁREA DE TRABALHO.

31.   EVITE ANDAR EM BAIXO OU JUNTO AO TUBO DE PERFURAÇÃO QUANDO ESTIVER SENDO LEVADO PARA A TORRE, OU BAIXADO SOBRE OS CAVALETES.

32.    ENROLE O TUBO E OS COLARES DE PERFURAÇÃO A PARTIR DAS EXTREMIDADES, E NÃO DO MEIO, ENTRE OS CAVALETES DO TUBO.

33.     MANTENHA-SE AFASTADO DO TRAJETO DE TENAZES OU CABOS.

34.    MANTENHA DISTÂNCIA DE EQUIPAMENTOS LEVANTADOS POR GUINDASTES, OU MOVIMENTADOS POR CABO DE ELEVADOR.

USE ESCADAS FIXAS OU PORTÁTEIS - NÃO SALTE DO ALTO DE CAVALETES DO TUBO DE PERFURAÇÃO, ETC. ANDE - NÃO CORRA.

36.    AS CORDAS E CABOS DE SEGURANÇA DEVEM SER MANTIDOS SEMPRE EM EXCELENTES CONDIÇÕES E AMARRADOS COM ABSOLUTA FIRMEZA. DEVEM SER AMARRADAS A MANGUEIRAS KELLY, AOS TAMBORES DOS CABOS, AOS INDICADORES DE PESO, TENAZES, ETC.

37.     OBEDEÇA A TODOS OS AVISOS E INSTRUÇÕES AFIXADOS NA PLATAFORMA - POIS DESTINAM-SE TODOS A SUA PROTEÇÃO.

38.    QUALQUER TIPO BARBA OU COSTELETAS QUE POSSA PREJUDICAR A VEDAÇÃO DA APARELHAGEM RESPIRATÓRIA H.S. DEVERÁ SER RASPADA.

39.    LEMBRE-SE, MANTENHA OLHOS E OUVIDOS ABERTOS EM TODAS AS OCASIÕES . PREVENIR ACIDENTES É 100% MELHOR DO QUE REMEDIÁ-LOS.

USO E MANUTENÇÃO DA CESTA DE TRANSPORTE DE PESSOAL

1.     AO USAR ESTE MÉTODO DE TRANSPORTE DE UMA  EMBARCAÇÃO PARA OUTRA OU PARA O CAIS, DEVERÁ SER USADO UM COLETE DE TRABALHO OU OUTRO TIPO DE INDRUMENTÁRIA DE FLUTUAÇÃO.

2.    AO EMBARCAR NA CESTA DE TRANSPORTE DE PESSOAL, PISE NA PARTE EXTERNA DA BASE , NUNCA DENTRO DA REDE  . ENFIE OS BRAÇOS ATRAVÉS DA REDE E PREPARE-SE PARA UM LIGEIRO SACOLEJO QUANDO O PESO FOR LEVANTADO PELO GUINDASTE. VOCÊ SÓ DEVE COLOCAR ARTIGOS DE SUA BAGAGEM NO CENTRO DA CESTA. ESTA NÃO DEVE SER USADA PARA A TRANSFERÊNCIA DE CAGA DA EMBARCAÇÃO. 

3.     SÃO PERMITIDA NO MÁXIMO CINCO PESSOAS DE CADA VEZ NA CESTA.

4.    NUNCA JAMAIS, SE DÊ AO GOSTINHO DE QUALQUER BRINCADEIRA BRUTA QUANDO ESTIVER SENDO TRANSPORTADO NA CESTA DE PESSOAL.

5.    QUANDO A CESTA DE TRANSPORTE DE PESSOAL SE APROXIMAR DO CONVÉS DO BARCO, OU DO CAIS PREPARE-SE PARA ATERRISAR MANTENDO AS PERNAS RELAXADAS.

6.     ESTE MÉTODO DE TRANSPORTE É PERFEITAMENTE SEGURO, DESDE QUE VOCÊ TENHA UM POUCO DE SENSO COMUM. ALGUMAS PESSOAS PODERÃO SENTIR UM POUCO DE ENERVAMENTO A PRINCIPIO, COM O TRANSPORTE DESSE GÊNERO. SE VOCÊ REAGE MAL A ALTURA, É MELHOR OLHAR PARA CIMA, EM VEZ DE OLHAR PARA BAIXO.

7.    SE VOCÊ ESTIVER TRABALHANDO NO CONVÉS QUANDO ESSE GÊNERO DE APARELHAGEM FOR USADO , USE SEMPRE A CORDA-GUIA PRESA A CESTA PARA EVITAR QUE OS PASSAGEIROS E A CESTA BATAM EM CORRIMÕES E OUTROS OBSTÁCULOS.

O MESMO SE APLICA DURANTE O LEVANTAMENTO DA CESTA, USE A CORDA GUIA PARA EVITAR OBSTÁCULOS.

8.     DEPOIS DE USAR A CESTA, GUARDE-A NO LUGAR APROPRIADO, PROTEGENDO-A DO SOL, DA CHUVA E DA QUEDA DE OBJETOS PESADOS.

9.    NÃO AMONTOE PEÇAS DO EQUIPAMENTO SOBRE A CESTA, POIS PODE SE PRECISO USÁ-LA AS PRESSAS PARA SALVAR UM HOMEM NO MAR.

10.    NOTIFIQUE O SEU SUPERVISOR SE ALGUMA PARTE DA CESTA DE PESSOAL PARECER DEFEITUOSA.

NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES, TRATAMENTO E PREVENÇÃO.

1.    HÁ UM ENFERMEIRO DE PLANTÃO DURANTE 24 HORAS DO DIA APTO A ATENDER A TODOS OS TIPOS DE ACIDENTES. HÁ UM BOM HOSPITAL EQUIPADO PARA TODA A ESPÉCIE DE SOCORRO MÉDICO. SE VOCÊ SOFRER UM ACIDENTE, POR MAIS LIGEIRO QUE SEJA VOCÊ DEVERÁ NOTIFICÁ-LO IMEDIATAMENTE.

2.    SE LHE CAIR ALGUMA COISA NO OLHO, USE O COLÍRIO NO POSTO DE LAVAGEM DE OLHOS E DEPOIS VÁ AO ENFERMEIRO PARA O DEVIDO TRATAMENTO. NÃO SE DESCUIDE .

3.     SE VOCÊ ESTIVER PRESENTE NA OCASIÃO DE UM ACIDENTE E O HOMEM ESTIVER MAIS DO QUE "LIGEIRAMENTE" MACHUCADO, FAÇA O SEGUINTE:

A:    FALE COM O HOMEM. ELE PODE RESPONDER?

B:    SE NÃO, ESTÁ RESPIRANDO? - EM CASO AFIRMATIVO,PROCURE SOCORRO.

C:    SE NÃO, COMECE A RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL (É PRECISO QUE O HOMEM TENHA AR - CHAME O ENFERMEIRO O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL).

D:    NÃO MEXA COM O HOMEM, A NÃO SE QUE HAJA PERIGO DE SOFRER LESÕES AINDA MAIORES, DE ALGUMA FORMA. NÃO RETIRE ROUPAS OU BOTAS ETC.

E:    CUBRA O FERIDO E MANTENHA-O AQUECIDO.

NORMALMENTE É NECESSÁRIO APENAS ALGUNS MINUTOS PARA QUE O ENFERMEIRO ATENDA A UM CHAMADO, DE MODO QUE SALVO SE O HOMEM ESTIVER EM GRANDE PERIGO, A MELHOR COISA A FAZER É NÃO MEXER COM ELE, FICAR SIMPLESMENTE A SEU LADO, TRANQUILIZANDO-O, MANTENDO-O AQUECIDO SEM LHE DAR COISA ALGUMA PELA BOCA, QUANDO MANDAR CHAMAR O ENFERMEIRO, DÊ UMA DESCRIÇÃO CLARA E CONCISA DO ACIDENTE.

O QUE ACONTECEU. O TIPO DE FERIMENTO SOFRIDO, COMO POR EXEMPLO:" - ELE ESTÁ SANGRANDO MUITO NO BRAÇO."

UMA MENSAGEM ISENTA DE PÂNICO AJUDARÁ O ENFERMEIRO A DECIDIR QUAL O EQUIPAMENTO QUE LEVARÁ CONSIGO.

LAMA

 O TERMO É USADO NA INDUSTRIA DE PERFURAÇÃO SIGNIFICANDO O FLUIDO COM QUE SE RESFRIA A BROCA DE PERFURAÇÃO, SE CONTROLA A PRESSÃO DO FUNDO DO POÇO E AS AMOSTRAS  DE CALHAS A~SO POSTAS A CIRCULAR DE VOLTA A SUPERFÍCIE DURANTE O PROCESSO DE PERFURAÇÃO. A MISTURA DA LAMA VARIA OS INGREDIENTES TAMBÉM VARIAM. ALGUNS PRODUTOS QUÍMICOS USADOS NA LAMA PODEM SER PERIGOSOS SE NÃO FOREM TRATADOS COM CUIDADO. AO MISTURAR OU TRANSPORTAR PRODUTOS QUÍMICOS, USE ÓCULOS E LUVAS DE PROTEÇÃO QUE SÃO FORNECIDOS.

SE ACONTECER DE PARTÍCULAS DE UM PRODUTO QUÍMICO PENETRAREM PELO SEU MACACÃO OU PELAS SUAS LUVAS, E VOCÊ SENTIR QUE SÃO IRRITANTES A SUA PELE, TIRE IMEDIATAMENTE TODA A ROUPA, TOME UM BANHO DE CHUVEIRO E MANDE EXAMINAR E TRATAR A PELE PELO ENFERMEIRO, PARA DEPOIS ENTÃO TORNAR A VESTIR ROUPAS LIMPAS.

OS PRODUTOS QUÍMICOS NOS OLHOS SÃO COMUMENTE DE EFEITO DOLOROSO E IRRITANTE, MAS EM GERAL NÃO CAUSAM PROBLEMAS GRAVES (SALVO QUANDO FOREM CORROSIVOS OU CÁUSTICOS), DESDE QUE VOCÊ AJA COM RAPIDEZ E BOM SENSO. A PRIMEIRA COISA A FAZER É USAR EM ABUNDÂNCIA ÁGUA CORRENTE PURA E FRIA. PONHA A CABEÇA EM BAIXO DA TORNEIRA A BANHE OS OLHOS, DURANTE PELO MENOS DEZ MINUTOS, DEPOIS VÁ AO ENFERMEIRO PARA CONTINUAR O TRATAMENTO . SE VOCÊ AGIR COM RAPIDEZ E USAR ÁGUA, É PROVÁVEL QUE POUCO MAIS HAJA A FAZER.